Eu costumo brincar que aprendi a cozinhar por uma questão de sobrevivência, pois ao contrário do que normalmente acontece, minha mãe detestava cozinha. Assim, logo com meus 8 ou 10 anos me aventurei nas panelas e tinha meus irmãos de pilotos de prova. Muitas vezes eu ouvi: “esse não dá para encarar”.
Mas a minha curiosidade (e fome) eram muito grandes, por isso vivia atrás de receitas em livros, revistas e programas de TV, já que naquela época não havia blogs que tornam essa busca mais fácil.
Esse é um dos motivos de ter criado o Pitadas de Glória, para facilitar a vida de tantas pessoas que gostariam de ter uma alimentação melhor mas acham que isso é difícil. A nossa proposta é trabalhar o que chamamos de GPS – gourmet prático e saudável! Pois a cozinha pode ser assim: toques de sofisticação, sem subir o preço, fácil de fazer e como fonte de saúde!
O importante é que esse aprendizado é passo a passo, mas sem pressa. Desfrutando (literalmente! kkkk), cada prato gostoso que fique pronto. Assim foi comigo: minhas técnicas foram melhorando, minhas receitas também, mas nunca pensei na cozinha como um meio de vida. Até que me fizeram um convite para pilotar a cozinha industrial da empresa que trabalhava e resolvi encarar: era outro mundo! Bifes, ovos, porções… tudo às centenas e milhares e com horário certo para acontecer. Evidente que não foi o lugar onde mais pratiquei o gourmet, mas sei que consegui melhorar muita coisa. Principalmente meu conhecimento.
Essa experiência me fez aprender uma coisa muito importante: aquela ideia do GPS (o gourmet prático e saudável, lembra?) não depende de instalações fantásticas, nem de produtos caros. Cada receita que você tem aqui foi testada numa cozinha absolutamente normal e com ingredientes fáceis de achar.
Mesmo na minha formação de chef, admirava os pratos mais “top”, mas pensava: isso pode ser mais acessível! Assim, cozinhar depois do trabalho e encarar a marmita com sobras de ontem deixam de ser um terror. Ao contrário!!!
Sendo assim, aventure-se! Chame seu marido, sua companheira, seus filhos ou amigos. Distribua as tarefas para tudo ficar mais rápido e fácil. E quando tudo estiver pronto, sente-se à mesa com todos e desfrutem desse jantar, almoço ou lanche com todo o tempo e prazer. Combinado?
Ah! Para terminar: qualquer dúvida, sobre técnicas ou preparações, é só nos escrever, ok? Se não der para responder na hora, faremos isso o mais breve possível.
Bom apetite!
Gloria Barão.